23.4.13

O QUE É STEAMPUNK?

     


Se você leu a postagem anterior que falo sobre o livro " Alma-Protetorado da Sombrinha" ficou a se perguntar o que RAIOS É LITERATURA STEAMPUNK



O punk significa exagero, enquanto o steam – vapor, em inglês – é a força. 

Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, mais precisamente na era conhecida como Vitoriana (período do reinado da Rainha Vitória, que foi de 1837 a 1901 no Reino Unido), ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futuristacyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.

O estilo surgiu como uma ramificação do cyberpunk, que era muito popular nos anos 80, porém autores antigos, como Julio Verne, de 20 Mil Léguas Submarinas, também são considerados steampunk. O pai de Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle, é um dos precursores do gênero.

O estilo está espalhado pela literatura, quadrinhos, cinema e games, e anda na velocidade de uma locomotiva conquistando fãs pelo mundo.

Confira aguns filmes nesse estilo:
  • A Liga Extraordinária
  • As Loucas Aventuras de James West
  • De volta para o futuro III
  • Helboy
  • Van Helsing

fonte:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...