28.3.14

BRANCA DOS MORTOS E OS SETE ZUMBIS E OUTROS CONTOS MACABROS



Autor: Fábio Yabu
Editora: Globo Livros
Páginas: 197
Avaliação:     

Uma reflexão sobre o lado obscuro do ser humano!

Quando eu li a sinopse e me interessei pelo livro imaginei que iria ler somente alguns contos sangrentos e iria me distrair e ficar impressionada. Realmente tive essa reação, afinal é uma releitura de contos de fadas com fatos assustadores e macabros, e também tem tudo a ver com o título e a capa do livro; mas para minha surpresa não parou por aí, pude perceber que o livro exala em suas entrelinhas um grito de revolta contra a falta de amor do ser humano, contra as injustiças vividas, e até mesmo faz uma analogia ao que ocorre em uma cadeia alimentar quando o predador precisa se alimentar de sua caça. Se você parar e analisar o nosso dia-a-dia é só ligar a televisão sintonizar no noticiário para ver o sangue jorrando da tela, é só sair na rua para presenciar a falta de humanidade das pessoas que mais parecem animais irracionais e egoístas em busca de sobrevivência, e digo mais, muitas vezes nem é preciso sair de casa porque muitos são vítimas da violência doméstica verbal e corporal.

Você consegue perceber o quanto meu senso crítico foi despertado?

Esse livro confronta a idéia da fantasia x realidade, uma linha tênue separa um do outro. Achei muito perfeito, Fábio Yabu ganhou minha admiração e respeito e fico orgulhosa de saber que é um autor nacional e ainda de perto, é de Santos- São Paulo, isso traz uma imensa felicidade.

Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Três Porquinhos entre outros fazem parte desses maravilhosos contos, com seus nomes tranformados como por exemplo Branca dos Mortos, Cindehella e Samarapunzel. 

Toda a fantasia que sempre carreguei em minha memória desde que era uma pequena leitora de livros ilustrados foi massacrado por um banho de sangue e realidade. Confesso que fiquei assombrada e tive pesadelos, nunca havia lido nada sombrio porque sou extremamente medrosa para tudo relacionado a terror, eu me impressiono fácil, fácil. A leitura para você pode ser leve e engraçado, ou pode ser mais forte do que foi para mim. 

Vale ressaltar que essa é a segunda edição que por sinal está maravilhosa, a capa parece que está melada e quando eu comprei achei que o livro tivesse vindo estragado, isso trouxe um impacto bem legal já que comprei pela internet. No verso do livro tem uma zumbi perfeita e assustadora, em cada capítulo tem ilustração de acordo com o conto, a diagramação também não deixou nada a desejar.

Eu recomendo esse livro para todas as pessoas que foram ou são apreciadoras de contos de fada, será uma experiência fantástica.

6 comentários :

  1. mais uma releritura por assim dizer!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu queria muiito ler esse livro, mas não foi editado em Portugal. Adoro sempre livros que seja uma espécie de releitura dos contos de fada. Procuro sempre livros desse género e adoro.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre fico chateada quando vc fala que o livro não saiu ai :(
      Espero que editem logo.
      Bjinhu

      Excluir
  3. Se você teve pesadelos, eu passarei bem longe do livro. xD Me impressiono muito fácil e pesadelos já são um problema mais constante do que eu gostaria. xD Mas uma coisa que acho MUITO legal nesse livro é o cuidado com a diagramação e ilustração. É legal ver o livro de um brasileiro receber esse tratamento, um detalhe muito animador. :)

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, sim eu tive. kkkkk
      Eu me impressiono fácil, ainda bem que não costumo ter pesadelos e eu costumo evitá-los ao máximo. Apesar disso, eu não me arrependo de ter lido o livro, é ótimo. :0
      Bjinhu

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...