23.3.14

EXTRAORDINÁRIO



Autor: R.J.Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 318
Avaliação:      

Realmente é extraordinário!

Não julgue um livro menino pela capa cara. (Brilhante)

Eu relutei um pouco em ler esse livro porque não costumo gostar de livros que falam sobre doenças ou deficiências, mas não se abrir para variados gêneros literários é se limitar a viver novas experiências e até mesmo ser preconceituoso. Eu posso dizer que eu vivi uma experiência fantástica, gosto de livros que me dão um tapa na cara, que me fazem refletir na vida e agradecer a Deus. Como podem perceber dei 5 estrelas para esse livro, porque ele não foca o problema e sim a grandeza que um ser humano pode e deve ter independente de sua aparência física.

August é um garotinho que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é deformidade facial, ele passou por diversas cirurgias e complicações médicas e devido a sua aparência ele nunca foi na escola, mas que aos 10 anos decide estudar e se socializar com outras crianças.

"A questão é que, por causa do meu rosto, as pessoas que não me conhecem muito bem e nem sempre sabem que estou sorrindo. Os cantos da minha boca não sobem como o das outras pessoas. Meu sorrizo é só um risco no meu rosto."

Extraordinário é narrado em primeira pessoa e é dividido em 8 partes, cada parte é narrada por um personagem diferente, por August, sua irmã, seus amigos entre outros. 

Achei August muito divertido e até fiquei com vontade de ser amiga dele, na verdade quando lemos um livro ele proporciona que nos tornemos amigos dos personagens, mas eu fiquei é com vontade de conhecer uma pessoa real assim como ele.

Esse livro apesar de ter uma linguagem bem juvenil, por ser narrado por adolescentes, e tratar de imagem, auto-estima e bulying; tem uma bela mensagem de vida e diria que não é indicado para adolescentes mas para todas as idades. Também tem uma forte mensagem sobre preconceito, amizade, respeito e amor ao próximo.

Gostei muito do professor que ensina os alunos a terem preceitos diários, lembrei de alguns professores que passaram pela minha vida escolar e que foram verdadeiros amigos e mestres, acho que professor não tem que preparar o aluno somente na parte intelectual, mas precisam preparar os seus alunos para a vida, prepará-los para serem bons cidadãos.

"-mas o que quero que vocês, meus alunos, levem de sua experiência no ensino fundamental-prosseguiu- é a certeza de que, no futuro que vão construir para si, tudo é possível. Se cada pessoa nesse auditório tomar por regra que, onde quer que esteja, sempre que puder, será um pouco mais gentil que o necessário, o mundo realmente será um lugar melhor. E, se fizerem isso, se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém em algum lugar, algum dia, poderá reconhecerem vocês, em cada um de vocês, a face de Deus"

Eu super recomendo esse livro e desejo que você possa ler bem aberto para as lindas mensagens que ele apresenta e que essas mensagens toquem profundamente o seu coração, assim como tocou o meu.

5 comentários :

  1. realmente esse livro é um aprendizado sobre nós e os outros
    a gente aprende a respeitar e parar de julgar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Luh tudo bem, chega até ser vergonhoso mais ainda não li esse livro, comprei ele na bienal na certeza de ler o mais rápido, mas a lista sempre cresce e cresce, amei sua resenha realmente ele passa uma historia linda!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dani, imagina menina, não é vergonhoso coisa nenhuma, :P Vai acontecer que um belo dia você vai pegar o livro e vai ler, assim como faz com tantos outros e tenho certeza que vai adorar e dizer que leu no tempo certo.
      Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado.
      Bjinhu

      Excluir
  3. Adorei este livro! Acho que todo mundo deveria ler! Uma lição, né?! Abraço!
    http://caixinhadadea.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...