30.5.14

RÉQUIEM



Delírio #3

Autor: Lauren Oliver
Editora:Intrínseca
Páginas: 304
Avaliação: 

Réquiem é o terceiro livro da trilogia Delírio de Lauren Oliver lançado no mês de maio pela editora Intrínseca

Quando soube do lançamento fiquei ansiosa porque o final do segundo livro "Pandemônio" foi muito, muito instigante.

Mediante a tanta expectativa e desejo de ler o final da trilogia fiquei pensando: "O que raios é Réquiem?" 

Eu li o livro todinho sem saber, acredita? A dúvida não podia perdurar mais e pesquisando descobri que réquiem significa prece aos mortos ou música cantada durante os velórios para homenagear os mortos, também significa "repouso" no sentido de morte.

Ps: Se você ainda não leu os dois primeiros livros não recomendo que continue lendo a resenha, para não ter spoiller.

No último livro da trilogia os capítulos são alternados entre Lena e Hana, que vivem o extremo oposto uma da outra.

Lena é um importante membro da resistência contra o governo e procura a cada dia juntamente com seus amigos unir mais forças para enfrentar a guerra que está para acontecer. Após descobrir que Alex está vivo tudo muda com Julian e seus sentimentos ficam completamente conturbados, principalmente porque Alex a trata com frieza e desprezo.

Hana que anteriormente era melhor amiga de Lena, agora está curada e noiva do futuro prefeito, o que ela não esperava era questionar se a intervenção realmente teve efeito em sua vida, pois sente muita saudade de sua amiga e tem muitos questionamentos sobre seu futuro.

Lauren Oliver tem profundidade em sua escrita, eu fiquei abaladíssima na leitura do primeiro livro da trilogia intitulado "Delírio", o romance entre Lena e Alex é de chorar e de ficar de ressaca literária, por esse motivo logo em seguida eu li "Pandemônio" segundo livro da trilogia e fiquei chateada porque não me identifiquei nada com o Julian o personagem que forma o suposto triângulo amoroso. Réquiem fez meu coração bater mais forte novamente com a volta de Alex, mas não existe todo aquele envolvimento do início entre ele e Lena, apesar desse grande detalhe fiquei muito entretida e um pouco apreensiva para saber o que aconteceria no final e gostei até o penúltimo capítulo, já o último capítulo foi muito surreal e isso me fez tirar uma estrelinha. É difícil uma série que começa muito boa se manter e na minha opinião deu uma esfriada total no sentindo do romance.

Eu achei que a essência de Lena se perdeu ao longo da trilogia, não sei se foi intencional da parte da autora demonstrar as mudanças e conflitos que Lena passa, mas isso me incomodou muito. O que salvou nesse desfecho foi a Hana que mesmo sendo uma curada, o tempo todo questionava se estava no caminho certo e apresenta muita coragem e atitude.

Fortes personagens aparecem como o vilão Fred que é o noivo de Hana e que traz um certo suspense e mistério, Pippa que tem uma força espetacular e ajudará o grupo dos não curados. Graúna e Prego sempre no comando estão vibrantes e até mesmo o Julian está mais interessante com sua atitude valente e otimista. Dificilmente fico tão envolvida com personagens secundários, mas em Réquiem a composição deles está maravilhosa.

No contexto distópico achei que teve um começo excelente um meio ótimo e um fim bom além de ter sido muito ilusório, faltou mais páginas, fiquei com alguns questionamentos acerca dos personagens, ficou incompleto, eu senti falta de mais explicação e drama, assim como Lauren vinha fazendo desde o início da trilogia. Eu precisava que o final ficasse emocionante e confesso que fiquei inconformada e procurando ao mínimo mais uma página. Não sei se eu fui exigente demais, infelizmente o final não me tocou, não bateu. Apesar de não ter gostado do final eu não me arrependo de ter lido a trilogia que no geral é muito boa e eu recomendo.

5 comentários :

  1. no momento estou fugindo das séries...
    mesmo que estivesse a fim de ler uma o enredo criado para o livro não me atraiu
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Tha. Quanto mais eu fujo de séries mais eu as leio, mas delírio é uma trilogia e a leitura é muito fluida e gostosa e já sou fã da autora. Eu recomendo!

    ResponderExcluir
  3. Preciso que alguém me conte o livro. kk todinho, com todos os spoiler *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Karina, nossa primeira vez que vejo alguém que gosta e spoiller. rsrs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...