10.10.13

ANTES QUE EU VÁ



Autor: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Avaliação: 

“Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre os seus dedos. Tanto tempo que você possa desperdiçar. Mas para alguns de nós só existe hoje. E a verdade, afinal, é que você nunca sabe quando chegará sua vez.

***
Depois de simplesmente me apaixonar pelo livro Delírio e ter "Antes que eu Vá" esperando para ser lido na minha estante, fiquei muito curiosa e antecipei a leitura por ser da mesma autora.

Antes que eu vá, apresenta a história de Samantha Kingston, que aparentemente tem a vida que toda menina em sua idade desejaria ter. É bonita, tem saúde perfeita, família, é popular, tem amigas super descoladas, um namorado lindo e invejado, mas após viver o último dia de sua vida em um trágico acidente de carro, descobre que tudo o que imaginava ser perfeito, torna-se fútil e vazio devido a sete chances que tem em viver o dia de sua morte novamente. 

Sua percepção de realidade vai se alterando conforme acorda e revive o mesmo dia e sabendo de sua morte depara-se tentando alterar os acontecimentos. Nesse processo ela amadurece muito e até mesmo se apaixona. 

Eu achei que a temática e conteúdo a ser refletido é muito profundo assim como senti lendo Delírio, mas a forma que Lauren Oliver utilizou para expor foi muito confusa e monótona. A abordagem do tema morte na minha opinião, já é muito forte, intenso e pesado, acredito que o autor deve ter muito cuidado para utilizá-lo. A personagem revive ao longo do livro 7 dias novamente e apesar de não ser precisamente a mesma rotina é algo que na minha opinião ficou cansativo e massante. Não criei afinidade com nenhum personagem em específico e fiquei bastante irritada com a melhor amiga dela que tinha muitos comportamentos infantis e medíocres.

Apesar de ter sentido muito tédio lendo, alguns trechos vieram com muito impacto e pude refletir muito sobre vida e morte, na questão de dar mais valor para as pessoas e para cada momento vivido. 

Será que se soubéssemos o dia em que iríamos morrer não faríamos o mesmo que Samantha? Tentar consertar os erros cometidos, viver mais intensamente, ter menos preconceito, amar, perdoar, se apaixonar intensamente ou até mesmo chutar o pau da barraca? Isso é algo que cada leitor interpretará de uma forma diferente e é nesse aspecto que gosto da Lauren Oliver, ela sempre arruma um jeitinho de despertar humanidade, ela faz de um jeito ou de outro o leitor pensar e repensar na vida.

Não espere morrer para se arrepender! Viva intensamente e seja feliz, afinal o hoje é o nosso maior presente. :) 

Esse clipe do Nickelback tem super a ver com a resenha, vale a pena assistir.




4 comentários :

  1. Ai sou louca pra ler esse livro! Sou apaixonada por essa capa e acho que deve ser uma otima historia pra se refletir!

    Beijos
    http://bloglostinwords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. que linda essa resenha, me deixou com água na boca!!!! acho que eu leria esse livro sim!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D que bacana, fico feliz e desejo que faça um boa leitura. Ah! e é claro, depois me conta. Bjo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...