9.5.14

ELEANOR & PARK



Autor: Raibow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 325
Avaliação

Quando me interessei pelo livro não imaginava a repercussão que ele teria, já que não havia lido nenhuma resenha, simplesmente me apaixonei pela capa e sinopse mas infelizmente não atingiu inteiramente minhas expectativas.

A capa descreve muito bem os personagens e cada vez que eu fechava o livro ficava admirando a ilustração; se você também se apaixona por capas entende o que estou tentando expressar. 

Eleanor & Park pelo que percebi promete ser um dos mais queridinhos de 2014 no gênero jovem adulto publicado pela editora novo século. 

O livro é narrado em terceira pessoa sobre o ponto de vista de ambos personagens, os capítulos são bem curtinhos e a leitura é muito fluída e gostosa do tipo de livro que se lê em um dia.

Eleanor é uma adolescente que além de enfrentar problemas com o padrasto é considerada uma esquisitona por ser grande, gordinha e vestir roupas largas e despojadas e isso a faz ser constantemente discriminada e vitima de bullying na escola. Ela só não imaginava que mediante a tantos conflitos vivenciaria sua primeira paixão. Assim como no filme Meu primeiro amor, a autora Raibow Rowell soube brincar com o universo mágico da descoberta do amor e criar um lindo romance drama só que ainda conseguiu colocar muito humor no livro.

Eleanor conhece Park um garoto descendente de coreano e irlandês e tem com olhos verdes (que lindo), é apaixonado por música punk e história em quadrinhos. Sua peculiaridade desperta a atenção de Eleanor que dia após dia ao se sentar ao seu lado no ônibus da escola vai descobrindo um sentimento a mais, logo Park se vê no universo de Eleanor, começa a defender na escola, emprestar gibis e trocar músicas favoritas. 

A interação deles é mágica e pura, tudo é uma nova descoberta, segurar as mãos, sentir o perfume, dar o primeiro beijo. Ao mesmo tempo eles se ajudam a encararem os problemas familiares e sociais. É encantador a sinergia dos personagens. Percebe-se o amadurecimento mútuo entre eles.


***

Fiquei bastante encantada com os personagens adorei a Eleanor porque acho linda gente ruiva (eu queria ser) e não acredito que ela sofria discriminação, também gostei muito da sinceridade dela. Park é uma gracinha é super gentil, imagine um coreano de olho verde, muito amor pela descrição deles.

Quem já leu e adorou deve estar achando estranho eu dar 4 estrelas, acontece que eu classifico os livros que leio não pela razão, mas sim pura e simplesmente pela emoção e o final foi um balde de água fria, eu esperava algo diferente e depois de ter tido tantas emoções fortes durante a leitura no final fiquei em pleno vazio. Dá para entender?

Realmente o livro é muito bom, aborda muitas questões super polêmicas que acaba revirando os sentimentos do leitor, eu suspirei e em certos momentos tive vontade de entrar no livro e dar conselhos e até mesmo umas boas porradas no padrasto da Eleanor, mas não concordo de jeito nenhum com o final, isso me deixou bastante chateada e até dificultou para eu resenhar. 

Enfim como eu disse, para mim o final foi ruim, mas como teve repercussão os direitos do livro foram vendidos e promete virar filme, acho que será bem bonitinho, e torço para que no cinema possam fazer um final mais significativo.

8 comentários :

  1. Que pena que ele não supriu suas expectativas.
    Vi ele como indicação no blog da Bruna Vieira e desde então ele entrou para a minha lista dos desejados e espero que rapidamente entre para a minha lista de livros lidos do skoob!
    Beijos!

    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o livro é bom, mas o final me deixou chateada, não gostei. :(
      A Bruna é uma fofa adoro ela, boa indicação ela deu, espero que você leia e depois passe aqui para contar o que achou;
      Bjinhu

      Excluir
  2. Olha eu não li sua resenha toda, porque estou lendo o livro, ainda estou para terminar.
    E sinceramente tenho que dizer que também não esperava muito do livro não. Achei ele bem simples no começo, mas depois que fui avançando nas páginas comecei a gostar bastante, principalmente na parte em que os dois ficam ao telefone. Me lembrei de mim nos tempos de adolescência, porque acontecia muito isso comigo (risos)

    Mas tipo, as questões abordadas é muito bacana, porque isso é bastante atual hoje em dia e deve ser por isso que o livro teve tanta repercussão com os leitores. Eu estou adorando os dois e quero saber o que vai acontecer com aquela Tina. -.- Ohhh menina chata !!!

    lovereadmybooks.blogapot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Silvana, quanto tempo, adoro seus comentários grandes. rsrs
      Eu achei o relacionamento deles até que maduro para a pouca idade dos personagens, e eu também sempre fico lembrando dos conflitos que eu passei. hahahaha
      Adorei saber que está lendo e adorei ainda mais que veio aqui compartilhar.

      Valeu.
      Bjinhu

      Excluir
  3. esse é um daqueles livros que cativa à primeira vista, sua simplicidade em meio a uma ostentação de cores e efeitos ao qual ja nos acostumamos nos mostra o quanto a beleza pode estar no simples.
    falando da história em sim, como não se apaixonar por personagens tão reais que mesmo em meio a dificuldade da adolescência encontram paz e salvação na companhia um do outro? acredito que esse enredo gracinha nos conte mais do que uma história jovial, nos mostra o quanto as aparências enganam, Eleonor é tida como esquisita, Park o perfeitinho, mas até onde isso é real?.

    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito fofo mesmo, foi o que comentei para a Silvana, que apesar da pouca idade dos personagens eles foram super maduros e isso me cativou, pena que o final ficou vago.
      Bjinhu

      Excluir
  4. Estou a ler neste momento e nao sei ainda se sera propriamente um livro que vou gostar. Por incrivel que pareca nao consigo me identificar tanto assim com os personagens. mas logo se vera e depois farei a minha resenha :)
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Jessie, eu acho que vale a pena a leitura o livro é ótimo, mas como eu disse na resenha e aqui nos comentários, só não gostei mesmo do final, senão seria perfeito.
      Depois quero saber sua opinião.
      Bjinhu

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...