7.6.13

DIVERGENTE



Editora: Rocco
Páginas: 502
Avaliação 

Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.


A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.

E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

***

Realmente Divergente é sensacional!

Eu confesso que comprei devido a tantos comentários excelentes do livro, que por sinal supriu disparado as expectativas que eu tinha.

O livro é viciante e me deixou vidrada em cada página, a narrativa é em primeira pessoa no tempo presente, e a autora Veronica Roth, está de parabéns, pois a cada frase, a cada página, sentia os cenários, sentia como se eu fosse um personagem do livro devido a sensação de realidade que me foi transmitida. Sentia o vento, a adrenalina, o medo, o pânico e a paixão. 

Eu ficava realmente chateada quando por obrigações, eu tinha que parar de ler, mais ao chegar na metade, não aguentei e virei madrugada lendo.

Contém spoiller dos personagens.

Adorei a personagem Beatrice (Tris), achei fora do comum sua força, sua determinação e coragem. 

Além de ter muita ação, que me fez ver sangue voando das páginas, a parte de romance é muito, muito, muito especial. O romance vai surgindo lentamente, e como uma semente que brota e vai surgindo na terra na forma de uma planta, foi assim que aconteceu. 

Fiquei apaixonada pelo Quatro (Tobias), fazia muito tempo que não admirava assim um personagem, ele é especial demais, é muito carismático, é inteligente, forte, esperto, e sensível ao mesmo tempo. Ele é um tipo de cara que não olha aparência, ele olha além, isso é o ponto forte, que ganhou meu coração.

Os outros personagens interagem muitíssimo bem, e alguns viram inimigos de tão cruéis, fiquei desejando mal a eles, fiquei realmente com raiva. Alguns parecem bons, mais ao mesmo tempo, parece que não dá para confiar, é cheio de ambivalências, de luta, sedução e fascinação pelo poder e dominação.

Divergente só poderia ser uma trilogia, pois como disse, o livro é viciante, e logo dá uma tremenda vontade de continuar lendo e lendo, e lendo.

Terminei e fiquei com dor no coração, aquela dor que eu sinto quando termino de ler um livro que tornou-se um de meus favoritos, e esse realmente mexeu com minha cabeça e meu coração.

Trecho que me chamou atenção:

"Há décadas nossos antepassados perceberam que a culpa por um mundo em guerra não poderia ser atribuída à ideologia política, à crença religiosa, à raça ou ao nacionalismo. Eles concluíram, no entanto, que a culpa  estava na personalidade humana, na inclinação humana para o mal, seja qual for sua forma. Dividiram-se em facções que procuravam erradicar essas qualidades que acreditavam ser responsáveis pela desordem no mundo." página 48

6 comentários :

  1. Ei Luh, gostei da sau resenha.
    Mas sinceramente, quanto ao romance eu discordo...
    Achei completamente... oi... oi... te amo. u.u
    O Quatro é legal, mas no inicio ele era todo enigmático e bláblá depois ficou até meio bobinho.
    O Livro não me pegou de jeito rs. Por isso dei nota 3.

    ResponderExcluir
  2. oi Gabi, sério que achou ruim o romance? Eu achei ótimo.(rs) Me apaixonei pelo casalzinho. O legal é que mesmo tendo pontos de vistas diferentes, todos nos respeitamos. Bjo

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro.
    Adorei seu blog! Estou seguindo.

    Isa
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
  4. oi Isa, seja bem vinda, agradeço o carinho e pode deixar vou passar lá sim. bjão

    ResponderExcluir
  5. Minha proxima compra sera Divergente. Neste momento ainda tenho pra Um DEsastre Maravilhoso (Belo Desastre) e O Resgate do Tigre. So leio boas resenhas desse livro.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Oie Juh! Adorei sua resenha, estou louca por Divergente, tenho certeza que vou vê-lo em breve! Como fiquei sabendo do seu blog a pouco tempo, estou fuçando TUDO. E adorando!.
    Bjos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...